sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Casamento é uma escola!





Pv 1:7 “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.”
“Uma escola onde os dois se matriculam, para aprender a ser o que nunca foram”. Pr Josué Gonçalves
A dezessete anos atrás eu entrei nesta escola, chamada casamento, para aprender a ser marido, confesso que pensei que sabia muito, que ia dar uma lição na minha esposa, mas a cada semana de estudo, chegava a conclusão que minha ignorância era maior do que eu imaginava. Hoje considero que estamos caminhando para maturidade do amor conjugal, porém há um processo de aprendizagem no qual estamos nos submetendo. À quanto tempo você está matriculado nesta escola? Qual têm sido suas notas como marido/esposa? Eu fiz essa pergunta para um casal que completou 25 anos de casados e quero fazê-la aqui nessa noite para você marido e esposa: Que nota o seu cônjuge daria à você hoje?
O que é necessário para ser bem sucedido nesta escola:
1. Reconhecer que não sabe. Ninguém que se casa pela primeira vez, casa sabendo tudo sobre marido, esposa, sexo, sexualidade, economia doméstica, relacionamento com a família de origem do outro, educação de filhos etc. Tudo é novo e tem que ser aprendido, por isso uma das chaves do sucesso no processo de aprendizagem é a humildade. Só aprende quem reconhece com humildade que não sabe. O orgulho é o principal impedimento para que as pessoas não se libertem da ignorância. Toda pessoa que pensa que sabe tudo, ainda não sabe como convém saber. O caminho da humildade é o caminho do sucesso conjugal.
2. Estar aberto para aprender sempre. No casamento, um deve aprender com o outro a ser mais organizado, limpo, paciente, amoroso, prestativo, generoso, educado, gentil, disciplinado, justo etc. Os casais que atingem um nível de qualidade de vida marcado pela significância, são aqueles que nunca param de aprender.
3. Fazer a lição de casa. O segredo é estudar para praticar, isto não tem só a ver como ler bons livros sobre relacionamento, ouvir e assistir palestras sobre assuntos que tenham a ver com família, conversar com quem sabe mais e tem maior experiência. Existem coisas que são triviais para o sucesso de um casamento, e uma delas é fazer o “dever de casa.” Maridos precisam fazer as coisas de marido, como por exemplo, trocar uma lâmpada, limpar a caixa de gordura, passar um pano no ventilador de teto e outras coisas desse tipo. Assim como as mulheres devem estar também cuidando das coisas da casa, mantendo sobre controle as atribuições de cada um. A pior coisa num casamento é quando trocamos as responsabilidades e não damos conta delas, fica um empurrando pro outro as responsabilidades que eram sua. Alunos bem sucedidos, são alunos aplicados.
4. Estudar mais sobre aqueles assuntos em que você tem maior dificuldade. Costumo sempre perguntar para o meu filho Pedro, sobre qual matéria ele tem maior dificuldade na escola. Outro dia ele respondeu: - Eu não estou indo bem em duas matérias, química e física. Isto porque se não houver um esforço e investimento direcionado, ele corre o risco de não ser aprovado no final do ano, e o prejuízo será grande.
Pare por um instante e responda para você mesmo: Qual é a sua maior dificuldade no seu casamento? Em que ponto você não está conseguindo ser aprovado pelo cônjuge? Faça uma auto avaliação, escreva isso em um papel e comece a investir nesta direção. As áreas de dificuldades pode ser comunicação, finanças, sexual, confiança, tempo, educação dos filhos etc. Quando damos uma pausa para fazer uma auto-avaliação e listamos os nossos pontos fracos, fica mais fácil trabalhar para melhorar. Não existe ninguém que possa afirmar, “não preciso melhorar em nada”, todos nós, uns mais, outros menos, todos temos áreas que precisamos de tratamento.
Agora preste atenção no que vou lhe dizer, hoje você pode receber um “10” maiúsculo, azulão, e isso pode ser tentador para não querer aprender mais. E o fato de receber “10” numa determinada não pode nos fazer compensar numa outra área. Exemplo: Você não tem palavras de carinho mas “põe comida dentro de casa”, ou então, você não quer fazer “sexo” mas pelo menos a casa está limpinha e cheirosa. Precisamos tirar boas notas em todas as matérias. Eu sei que assim como o Pedro tem dificuldades em algumas disciplinas, eu e você, pois não me excluo dessa dificuldade, também temos nossas dificuldades, mas o mais importante não é desistir ou continuar declarando “Você me conheceu assim e pronto!”, mais importante é pedir ajuda para que não sejamos reprovados ou obrigarmos as pessoas a nos darem a aprovação daquilo que não merecemos.
Diga para seu marido ou sua esposa nessa noite: Quero te dar uma nota maior a partir dessa noite, que tal aprendermos um pouco mais um do outro?
Deus lhe abençoe

Pr. Marcio Rocha

Pr. Marcio Rocha

Da comunidade Evangélica da Zona Norte.

http://www.cezonanorte.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates